Meu nome é Lia

16 de março de 2010 - terça-feira - 21:04h   •   Categoria(s): Lia

Meu nome é Lia. E mais nada. Não é apelido. E também não tenho nenhum outro nome, nem “brasileiro” nem japonês.

Quem escolheu foi minha mãe, num momento de urgência, haha!
Eu tinha acabado de nascer, e meu ojichan tava chegando do interior, com 2 nomes japoneses na mão. Fuyuko ou Yumeko da vida.
Pensando rápido, ela juntou as letras em comum que ela e meu pai têm nos nomes, L + I… e como era menina, A no final: Lia. Um nome diferente, e simples. “E só! Nada de nome japonês! Registra logo!”, disse a minha mãe, delicadamente ¬¬ pro meu pai.

Eu tinha possibilidade de ter me chamado Renata. Na época em que meus pais namoravam, eles comentavam sobre nomes que poderiam pôr nos filhos. Meu pai tinha sugerido Renata, mas minha mãe (provavelmente do mesmo modo delicado ¬¬) disse que Renata Fugita ia ficar muito “ta-ta”. Fora que os avós, com o sotaque japa, iam me chamar de レナッタ. A palavra final deve ter sido do meu pai: “Hai…”

Uma coincidência foi que na hora do parto, o doutor tava cantando uma das músicas tema da novela Baila Comigo, que passava na época, e tinha uma personagem chamada Lia, interpretada pela Christiane Torloni. Eu achava que era por causa dessa personagem que minha mãe tinha escolhido meu nome, mas ela corrigiu a história quando eu perguntei pra ela.

Enfim, eu gosto muito do meu nome, por ser simples e incomum. Tem gente que ainda consegue me chamar de “Li”, o que eu adoro!
Quanto a não ter nome japonês, eu nunca encanei com isso. Não acho que eu perco a minha identidade nikkei por causa disso, não…

8 comentários para “Meu nome é Lia”

  1. helenio disse:

    Conheci uma japonesa alguns anos atraz de nome Lia, ela ate me mostrou sua carteira de identidade, e trabalhava em um hotel em santos. de vez em quando me da uma saudade dela, era um hotel perto uma delegacia. Isto faz mais de 30 anos, mas mesmo assim pinta uma saudade

  2. Vy disse:

    Viva as japas sem nomes japas! Haha! Mas “Lia” também não é meio estranho pros seus avós falarem? MInha vó que fala bem português não consegue falar o meu tão direitinho assim… Ok, Virginia é um nome fdp de dizer, haha! Com certeza seus pais pensaram em mais nomes, vai, é a parte mais legal de ter filho, escolher nome, haha!

    Bjo

  3. Gesiane disse:

    Gosto de Lia, tenho uma amiga no shigoto que é Lia tb!!!

  4. Celina disse:

    Legal a historinha. Definitivamente vc nao tem cara de Fuyuko, muito menos de Yumeko. haha

    Renata acho q passava, mas Lia ficou melhor mesmo (ainda bem, neh? so faltava falar q nao rs).

    Ah, e pra mim Lia eh nome de japa. Qdo eu fui de bolsista pro Nihon tinha uma menina q chamava Lia e ela escrevia o nome dela assim 利亜

  5. K-Chan disse:

    seu nome é kawaii e ponto ^^

    o meu é aime e tdo mundo me chama de ‘me’ haushauhas, tbm gosto do meu nome *-* mas na minha historia meu pai que nao concordou com o nome q a mae queria dar hauahs

    bjaaum

  6. Faye disse:

    Saber as histórias dos nomes sempre é interessante, como surgiu, o porque e talz! *-* O meu ainda tô tentando descobrir…¬.¬”’
    O seu nome é perfeito e combina perfeitamente com vc Li!

  7. Ken disse:

    Parabens pelo post!
    foi um dos melhores

    bjos

    KEN

  8. lina disse:

    ah tai uma forma rapida e realmente um nome bem diferente. ja viu aya? tbm é bem diferente, ne Lia!?
    acredita q fazia tempo q estava procurando seu blog, e n encontrava, ate q achei denovo na busca!
    vou voltar a visitar o blog e te adicionei no twitter tbm lia chan.
    bjos

Deixe um comentário