Punta Cana – música dominicana

21 de abril de 2010 - quarta-feira - 14:27h   •   Categoria(s): Viagens

As músicas típicas da República Dominicana são o merengue e a bachata [batcháta].
Pra ouvidos leigos como o meu, um modo fácil de perceber a diferença destes 2 gêneros é pela velocidade do ritmo. Enquanto o merengue é rápido e enérgico, a bachata é mais lenta, como se fosse um belo lamento de amor.

O merengue se originou na República Dominicana no fim do Século XIX e a origem da palavra remonta à época colonial, proveniente do nome dado aos bailes entre algumas das culturas africanas trazidas do Guiné (oeste da África).
O grupo do vídeo, Los Hermanos Rosario, é uma orquestra dominicana de merengue, surgido em 1978, da cidade dominicana de Higüey.

A bachata, por sua vez, “nasceu” em 1962, também na República Dominicana. É considerada um híbrido do bolero com outras influências musicais africanas e estilos como tango.
Um dos grupos mais famosos de bachata atualmente é o Aventura, surgido em 1994. Formado por 4 jovens nascidos americanos, porém de raízes dominicanas, o estilo musical deles é diferente dos demais bachateros por causa da influência do R&B na sua música.

Aproveitando o post sobre música, teve uma que simplesmente grudou no meu cérebro durante a viagem. Não se encaixa em nenhum dos gêneros citados acima. Chama-se ¿Qué Tengo Que Hacer?, lançado por um cantor chamado Omega “El Fuerte”. É na verdade uma regravação e remixagem do original do Daddy Yankee (2009).
Essa música tocou durante a viagem inteira! Todos os dias! Onde quer que eu estivesse: piscina do hotel, busão do passeio, barco ou loja de shopping. No 3º ou 4º dia, eu já conseguia até cantar o refrão…
Eu acho que não tem clipe, e não reparem no “bicho bunítchu” que o moço é… O que vale é a música, rs, que por acaso já está no meu iPod.

O original do Daddy Yankee está aqui, que também é muito boa, mas não tem a energia da regravação.

A grande maioria das informações, eu peguei no Wikipedia. Se quiser saber mais, seguem alguns links:
Merengue
Bachata
Los Hermanos Rosario (em espanhol)
Grupo Aventura (em espanhol)

16 comentários para “Punta Cana – música dominicana”

  1. . disse:

    Uma que anda tocando bastante agora é Omega El Fuerte – Un Dia De Suerte

  2. Anderson Gentil disse:

    Lia, muito legal seu post…fui recentemente para Punta Cana, em set/12, o que tocou muito foi Dile Al Amor….no resort, nos passeios…em todos lugares ….Muito Obrigado por compartilhar esses links…estou com muitas saudades de lá…Abçs…

  3. Dan disse:

    Estive em Punta Cana por 10 dias semana passada, as músicas são viciantes e muito boas de dançar. Comprei alguns CD´s dos passeios com videos/fotos/musicas, porém queria saber se alguém conhece aquele “hit”: Dio le digo és Balante, Balante, Balante…. Ainda tem uma outra do estilo dançante que diz: Pira, Pira, Pira….se alguem souber os nomes das músicas por favor informem. Abraço.

  4. Luis e Ana disse:

    Sabe Lu eu também me arrependi muito de não ter comprado nenhum CD de lá, agora se tudo der certo eu e minha esposa voltaremos em Julho de 2012 para lá…

  5. Estive lá no Natal de 2011. é fantastico!!

  6. Lu disse:

    Eu estive em Punta Cana semana passada e simplismente adorei…o lugar é maravilhoso. Estou tentando encontrar as músicas que tocavam nos hotéis e realmente me arrependi de não ter comprado os Cds também…

  7. Agenor disse:

    Mes de Outubro de 2011, ganhei uma viagem de meus filhos e tive um grande prazer e como foi bom conhecer Punta Cana, Rep. Dom. parece o paraiso, gostei demais, espero um outro dia estar novamente, conheci e fiz muitos amigo tanto brasileiros, da própria Rep. Dom. e outros paises, mesmo não falando sua linguagem mas sempre procurava entender de alguma forma.
    Deus é Bom, vou voltar.

  8. Viri disse:

    Fui a Punta Cana mais de um ano depois de vc e essa musica do Omega continua tocando insistentemente…. kkkkkkk

  9. Luis e Ana disse:

    Eu retornei de Punta Cana dia 26/07/2011 e a música do Omega toca com muita frequencia por lá e achei ela super legal. Outra coisa as praias de lá são maravilhosas e o povo gosta muito de brasileiros, fui super bem tratado por lá, já estou com saudades..

  10. vanessa disse:

    por enquanto estou puxando só omega, estou procurando outras mas ta dificil. Qualquer luz no fim do tunel me avise hein! Ai me arrependo de nao ter comprado um CD lá..rs

  11. Mary disse:

    Ola tem mais umas musicas tipo baladinha q gostei mas estou procurando e nao achei vc achou mais musicas?

  12. Mary disse:

    Ola nossa eu tb amei as musicas e elas ficaram impregnadas na cabeça estava procurando por essa mesmo nossa adorei tengo q hacer mto perfeita. Eu adorei Punta Cana voltei apaixonada…bjos

  13. vanessa disse:

    Meu deus voltei hoje da RD e tava com essa musica na kbeça do Omega mas nao sabia como era o nome do grupo nem nada…vc foi tuduuuuuuuu!!!Tocou o tempo todo no hotel e fiquei com esse negocio grudado na minha kbça.
    Agora vou ter que baixar esse tréco..huahua

  14. Patricia disse:

    Olá!
    Fui pra RD agora em outubro… incrível como o “omega” continua forte por lá…. E, foi certinho do mesmo jeito que vc falou, tocava em todos os lugares (aquele busão colorido dos passeios – até quiseram vender o CD pirata dele po US$10,00 rs…), e, como vc disse, no segundo ou terceiro dia já saíamos o refrão… kkkk
    Saudades de lá já…. vc gostou? em que hotel ficou???
    Bjinhos

  15. K-Chan disse:

    eu amoo musica em espanhol!
    ja tinha visto algumas dominicanas, mas essas nao xD vou conferir!

    beijooos

  16. Gesiane disse:

    mimimi… aqui no trabalho não abre video nenhum, em casa volto pra ver!!!

    Beijooo

    ps. eu peso pouquinho porque sou nanica… muito nanica… 1,50m ^^

Deixe um comentário