Comentando Livros #39

10 de outubro de 2010 - domingo - 15:30h   •   Categoria(s): Comentando Livros

Título: Freakonomics
Autores: Steven D. Levitt e Stephen J. Dubner
Ano: 2005
Descrição: Nesse fascinante best-seller (número 1 em todas as listas nos EUA), o economista Steven Levitt e o jornalista Stephen J. Dubner estudam a rotina e os enigmas da vida real – da trapaça à criminalidade, dos esportes à criação dos filhos – com conclusões que viram de cabeça para baixo o senso comum, geralmente usando dados aparentemente inofensivos e fazendo perguntas simples nunca feitas. Daí surge o novo campo de estudo apresentado neste livro: freakonomics. O que liga essas histórias é a crença de que o mundo moderno, aparentemente confuso, complicado e enganoso, não é impenetrável nem indecifrável. Na verdade, quando fazemos as perguntas certas, o mundo é ainda mais interessante do que supomos. É preciso, apenas, uma visão nova. Steven Levitt, por meio de um raciocínio incrivelmente inteligente e objetivo, mostra como é possível ver as coisas de maneira clara nessa barafunda. Os leitores vão tirar deste livro enigmas e histórias para entreter interlocutores em muitas e muitas festas, mas Freakonomics traz mais que isso: ele redefine a maneira como encaramos o mundo.
Escala-Lia:
Comentário: O que é mais perigoso, uma arma ou uma piscina? O que os professores de colégios americanos e os lutadores de sumô têm em comum, em relação a trapaças? Por que traficantes de drogas, tidos como tão ricos, continuam morando com as mães? O que a legalização do aborto nos Estados Unidos no começo dos anos 1970 tem a ver com a queda na criminalidade na década de 1990? Qual a importância real dos pais para o sucesso dos filhos? Como a escolha de um nome para o seu filho (nos EUA) pode determinar o seu destino?
Com estas perguntas, entre outras, e suas respostas, os autores me prendiam neste livro da mesma maneira que um bom suspense consegue fazer. Eu simplesmente tinha dificuldades de pausar a leitura!
Os temas e a maneira como o livro foi escrito (Levitt é o economista, mas Dubner é jornalista) inquietavam minha curiosidade como nenhum outro livro de Economia jamais o fez. E pra quem não gosta ou não tem o mínimo interesse em Economia – na forma “acadêmica” como a conhecemos -, o subtítulo é ótimo: “O lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta”.

4 comentários para “Comentando Livros #39”

  1. regina disse:

    oi , lia tudo bom gostaria de conversar com vc a respeito de punta cana, pois irei pra la em janeiro de lua de mel. se puder falar comigo ficaria muito agradecida. regina

  2. Marcos Sena disse:

    Este livro tem uma versão Audiobook em Inglês muito interessante, foi o ultimo livro que escutei no caminho sagrado de 2 horas ate a faculdade. Bem legal.

  3. MaaT disse:

    Esse eu li..hehe..bao pacas..

  4. Paulinha disse:

    Olá, Lia,
    ler é muito bom, já faz tempo que não leio um livro “não técnico”, leio mangá também, mas preciso ler mais livros, inclusive em inglês… vou pensar nisso..
    Até!
    XD

Deixe um comentário